Sê tu mesmo
O Facebook é uma comunidade onde as pessoas utilizam nomes e identidades verdadeiros, por isso, somo todos responsáveis pelas nossas acções. É contrário aos Termos do Facebook mentir sobre o teu nome ou idade. Ajuda a manter a comunidade segura, denunciando perfis falsos ao Facebook, caso te deparares com eles.
Pensa antes de publicares
É fácil deixar-se levar pelo momento e escrever ou fazer alguma coisa que pareça muito divertida na altura. Mas lembra-te que aquilo que dizer pode magoar realmente alguém ou virar-se contra ti. Pensa antes de publicares. Demora apenas um ou dois segundos. Pergunta-te se queres mesmo dizer aquilo. Certifica-te de que não te importas que os teus amigos, colegas de turma ou professores saibam disso mais tarde.
Lembra-te também que qualquer informação que publiques – quer seja um comentário, uma nota ou um chat de vídeo – pode ser copiada, colada e distribuída de formas que não pretendias. Antes de publicares, pensa: iria importar-me se este conteúdo fosse partilhado na escola ou com o meu futuro empregador?
Por outro lado, todos cometemos erros. Se te arrependes de algo que disseste ou fizeste, nunca é tarde para pedir desculpa.
Bloquear qualquer contacto deste utilizador
Se alguma vez receberes mensagens ou publicações ofensivas ou abusivas na página do teu perfil, podes tomar medidas. Consoante a gravidade da situação, podes ignorá-las, pedir à pessoa que pare de as enviar, remover amizade ou bloquear a pessoa, contar aos teus pais, a um professor, a um conselheiro ou a outro adulto de confiança. Todos merecemos ser tratados com respeito.
Denunciar conteúdo abusivo
Certifica-te de que denunciar sempre conteúdo abusivo — quer esteja no teu perfil, ou no perfil de outra pessoa. Podes também denunciar Páginas, Grupos ou Eventos inadequados e perfis falsos ou perfil fraudulento. (Lembra-te de que as denúncias são confidenciais, pelo que ninguém vai saber quem fez a denúncia).
Dicas para adolescentes
- Não partilhes a tua palavra-passe com ninguém.
- Aceita pedidos de amizade apenas de pessoas que conheces.
- Não publiques nada que não gostarias que os teus pais, os teus professores ou os teus empregadores vissem.
- Sê autêntico. Quem és de verdade é sempre melhor do que quem possas fingir ser.
- Sabe mais sobre definições de privacidade e analisa esta secção frequentemente.
Fonte: Jogar pelo seguro
Sem comentários:
Enviar um comentário